domingo, 6 de novembro de 2011

Ensaio da Tribo Tupinambás para o Carnaval Tradição 2012

À convite do compositor e contrabaixista Naldinho Braga e Nara Limeira, assisti na noite do último sábado (05/11/11) ao ensaio da Tribo Indígena Tupinambás do Bairro de Mandacaru em João Pessoa (PB). A tribo Tupinambá existe quase 70 anos, num dos bairros de maior diversidade em termos de cultura popular da capital paraibana (por sinal, o meu bairro). Fui apresentada ao mestre Carbureto e de imediato tive o desejo que pesquisar sobre aquela manisfestação, vez que estou à procura do tema para meu projeto de Doutorado em Etnomusicologia. Feliz ou infelizmente, encontro com Marta Sanchez, aluna do Curso de Pós-Graduação em Música da UFPB em Etnomusicologia, já em pesquisa de campo sobre a tribo. Fui convidada pela tribo para participar dos próximos ensaios e consequentemente do próximo desfile do Carnaval Tradição em fevereiro. Fomos conferir as fantasias em processo de confecção e ao final tive a grata oportunidade de ter uma aula de tambor sobre o toque da tribo com Jurandir Pacheco. Participaram ainda do ensaio os artistas Gláucia Lima, Izaah Ribeiro e Thiago Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário